Saturday, 9 February 2008

O Estudo encomendado pelo Ministério da Educação .


E, mantém-se o protesto na segunda-feira às 10 da manhã junto ao Conservatório.


- nesta mensagem (por baixo disto) há um "link" directo para o referido
estudo. Estudo que os leva a concluir a não necessidade de haver ensino supelativo no conservatório ... estudo feito por um grupo de indivíduos que avalia o dito ensino de música mas que não tem um único elemento que seja músico ou que tenha estudado esta arte...


- se preferirem está aqui também um link para o tal estudo

ESTUDO do MINISTÉRIO


- sendo assim percebemos que estes "dotados" especialistas sobre o ensino da referida arte estão "amplamente" qualificados para fazer tais avaliações ... haja paciência!.

Já que pelos vistos só percebem de futebol (e mesmo isso...) quando é que estes senhores vão aprender que aquilo que faz especializar um "Cristiano Ronaldo" é mais simples, mesmo em termos de horas de treino - especializado),
do que aquilo que provocou a possibilidade de existir uma Maria João Pires, Jorge Peixinho, Clotilde Rosa, Sara Braga Simões, Olga Prats, Emídio Coutinho, Mário Laginha, Guilhermina Suggia ... e muitos, muitos outros?

- mesmo que seja só através do dito regime de Ensino Supletivo, por exemplo,
o regime que tem formado, ao longo dos anos, a maior parte dos músicos portugueses...

Não desvalorizamos o esforço físico, nem de modo algum a especialização, de um futebolista
(e duvidamos que a tal comissão que fez o dito estudo o faça também)
mas então acham estes senhores que é fácil pegar num piano, violoncelo, ou num trombone de varas e tocar o que estes meninos e meninas tocam ... então quero ver.

Queremos ver ... sim.
Queremos ver (ou seja ouvir) a figura de qualquer um deles a pegar num Trombone de varas e tocar a peça escrita pelo Paul Hindemith, uma sonata para Trombone e Piano.
Aposto que será interessante comparar o que fazem com este instrumento com o que fará qualquer um dos nossos músicos a jogar futebol.

- Ja agore, vou pssar a escrevr açim o portoguez poiz será a proxcima art a lixoar.Je moostraem o apreçu que temem plo noss Saramagu.

Já agora,
se alguém no Ministério tiver filhos ou netos dotados para esta "arte", a da música, e depois desejarem estudar também ... sei lá ... medicina, arquitectura ou engenharia e decidirem tarde demais (quiçá aos 11 anos de idade) ... fica sem autorização para estudar qual?
... se quiserem estudar trombone de varas - Ui!! O bracinho se calhar só dá para esticar o que precisa depois dos 12 - pois então está "lixoado" (a harpa também precisa cá de uns bracinhos!!! ui, ui!)

- talvêss a criature poça paçar a jugar futbal.

- também gostava de os ver
(os tais que fizeram o dito estudo mais os que acreditam naquilo)
a tocar oboé, aquela pressãozinha naquelas cabecinhas ... se calhar
até lhes fazia bem, mesmo que demorem trezentos anos a sacar algum som daquilo.

... e escolher um instrumento "baratuxo" do genro ... harpa, e que necessita algum comprimento de braço (talvez possamos esticar os bracinhos do pequenos num daqueles instrumentos de tortura da idade média)

- todos nós podemos imaginar, assim de repente, um miúdo ou miúda antes dos 10 anos com uma Tuba ao colo (outro instrumento barato, um investimento fácil de fazer antes da dita criança ter 10 aninhos).

- uma bateria (sabemos que há modelos para crianças  mas esses têm depois de ser substituídos, não é?
Também é coisinha barata, de resto como quase todos os instrumentos o são ...

- espera, já sei, o dinheiro é coisa que traz aptidão para a música, é isso??? Alias , traz inclusive "génio" musical, para não ser necessário tal ensino.
Pois é, esqueci-me, com dinheiro, também podem largar uns cento e muitos euros por mês (pelo menos) para o dito ensino.

... também podem pagar a crise e podem ajudar-nos a não morrer às portas dos hospitais e podem ...

Não devíamos descriminar entre meninos com ou sem dinheiro, devíamos estar nas tintas para isso.
Quero os ver (ouvir) a serem bons músicos independentemente de vestirem muita ou pouca lantejoula.

AVISO às crianças de Portugal:

- Crianças, livrem-se de serem dotados para o ensino musical e serem simultâneamente das classes menos favorecidas.

- Crianças das classes mais favorecidas, escutai ... terão de fazer muita birra para que os papás larguem o guito para que sejam músicos (e em idade tão tenra) estudo que não vai permitir estudar simultaneamente o ensino normal para as outras áreas, ser de outra escolinha (será que haverá um corpo docente capaz deste ensino em todas as escolas do país),
pois pelos vistos as tais crianças, em conjunto com as desfavorecidas, e da classe média (caso ela ainda exista... coisa que duvido... nos dias de hoje)
só terão hipótese de escolher entre profissões antes dos 10 aninhos.
Se tiverem dotes musicais enormes e só se reconhece tal aos 11 anos ou depois (conheço vários casos) - esquece ... isso já é subversivo!!!

- como será a primeira tentativa de algum deles (da tal comissão de estudo do ministério da educação)
ao lerem um Baixo Cifrado, ou uma Cifra de Jazz, ... de transpor o que lê "n" número de tons acima ou abaixo, nem que seja através da batota de usar uma das outras 7 claves tendo na memória a correcta armação de clave a usar ... (nem pensar em falar em "Leitura de Partituras" aquelas aulas de ler as aquelas rabulas que têm as vozes todas ... não vá aquela gente pensar que somos todos esquizofrénicos ... penso que isso já é coisa do Ensino Superior não é ...
Aquela história de ler, ou pior ainda, de ouvir aquelas vozes todas ... credo!!! é coisa de doença)

- também gostava de ver os primeiros esboços deles a fazer uma Fuga, ou a harmonizar um Coral  ... fazer qualquer contraponto, pois são algumas das ninharias que se faz para entrar no ensino superior de... música (fora o exame: de instrumento a tocar a peça do último ano das escolas que querem fechar, de história da música, de acústica, etc.)
- eles devem estar fartos de saber todas as espécies de do dito contraponto, e o que é um "stretto", ou contraponto invertido, em espelho, dobrado, reflexo ...
Ai, que são tantos os pontos!! ... e onde utilizar formas cadenciais Perfeitas, Imperfeitas, Picardas ... fazer uma peça Bi-tonal ... sem Tonal.. com ou sem Séries...

Sim, é tão fácil preparar alguém para aprender composição, nós sabemos que sim, tal como fazer ditados a quatro vozes, ler à primeira vista enquanto se tenta dar um frasear com uma agógica correcta ... tocar música desta época ou outra (barroca, clássica, quaisquer das correntes contemporâneas, jazz, etc.  ...

saber o que é o Orgão de Corti, e o que é que o danifica
... algo que me parece bastante importante, já agora
(estes estudos do ministério mostram a mais completa "surdez" mental... que tristeza)


... não me digam que eles ouviram falar de uma tal "diabolis in musica". Aquela 4ª aumentada tem de diminuir (não há aumentos para ninguém!!!), tem
de se apagar de vez.

Enfim, voltando ao desporto Rei - nós até vemos e gostamos de 'futbal' (football???) ... e sabemos que alguns desses atletas especializados até apreciam esta nossa arte,
tal como muitos outros valiosos membros da nossa sociedade,
e não duvidamos que mesmo estes, sejam bem mais qualificados para avaliar o que é preciso para ser um bom músico do que pelos vistos são os membros da tal comissão ... que fez o tal estudo ... pois eles treinam ... e treinam ... e treinam ... e não brincam ... THEY PLAY!



em virtude desta tourada toda, coloco aqui uma peça tocada durante um ensaio. É de uns senhores que andaram no ensino especializado de música...
Sei que os seus homólogos Portugueses (os "Metais de Lisboa") em nada ficam atrás em talento, ou carreira, mas como nada encontro deles no Youtube, fica este..

No comments:

Post a Comment