Sunday 8 March 2015

The National Conservatory of Lisbon - I post this with respect and love / O nosso querido conservatório nacional (neste caso o mais velhinho, embora estime todos)

I leave you a post with a sample of our oldest National Conservatory with as much pride as sadness of heart for the way our nation throws away and into the trash bin its talent, it passionate champions for the country's poetic discourse, the heart of its artistic expression.

I am as much ashamed of the nation's leaders over the decades regarding its creative talent as I am proud of what springs forth from a labour of love, as can be seen below.






(the following is a translation into English of the words of the video's author, available at the bottom of this post and contained therein)

" The performers, children between the ages of 10 and 11, belong to the school's first and second grades. They are performing in the school's main hall - "Salão Nobre" - and thus receive the benefit of its acoustics.
Yesterday they held a concert masterfully conducted by their maestro - Ricardo Mateus.

At the end of the concert they performed this piece with no conductor, a peice that according to their teacher they habitually play whilst awaiting his arrival in class. Students of this calibre deserve in the least - a school"



I'll also leave two online petitions for the saving of said School, a landmark in the history of western music in Portugal and home to generations of cultural heritage of the highest order. In it are not only the lives of those, past and present, that sprang to their vocations in Music, Dance, Theatre Arts and Cinema, it boasts priceless treasures of the plastic arts beautifully crafted in appreciation of said school.


Petition A   //  Petition B 
(both petitions may be signed by anyone. I hope you do read and eventually sign either or both of them)

It is not only due to loved ones and family members in the past, myself included, having gone to said school that I post this and it is not (regrettably) the first time I write due to the way the nation treats its National Conservatories (the one in Lisbon and its sister schools in Oporto, as well as other cities throughout the land).
I do however hope that if ever I feel the urge to write about these schools again it will be for happier purposes.


Best and warmest wishes
-  thank you very much for reading.


________________________________________________________


Raramente me auto-traduzo, não por não respeitar ou acarinhar quem leia nesta nossa língua, isso nunca, mas por perder a vontade em dizer novamente a coisa.

Com o que outros escrevem ou dizem o oposto sinto, serão porventura os paradoxos das traduções e dos que tal fazem (seja com que motivo for que o fazem, por contratação ou por outros motivos quaisquer), não sei, mas admito-o com sinceridade, e não por qualquer falsa humildade.

Outros têm falado sobre o assunto vergonhoso do estado do nosso Conservatório Nacional (este de Lisboa e de outros, também eles tão importantes), e a forma que o Estado lida com uma herança cultural destas proporções, e de forma muito mais eloquente e sucinta que eu possa alguma vez fazer.

Num país que deita fora as suas pessoas, onde elas são desprezadas ao ponto de lhes colocar num estado de pobreza, onde se destrói conquistas bem antigas como as que foram implementadas por um Manuel de Passos (na altura estando efectivamente o país na maior das crises) e os restantes que com ele governavam o país, onde se arruína propositadamente o SNS sem pestanejar, isto pode ser de esperar, mas este, o do ensino especializado artístico, assim como a Cultura, não é um flagelo de há meia dúzia de anos.
Um país onde se destrói e combate com desprezo a sua criação artística (e científica, também, não o nego), é um país que se mata, um país onde a sua "alma" e sua "expressão" é quebrada.
Neste tipo de morte colectiva nunca há uma missa solene, nem lágrima, nem reconhecimento nem nada.. Apenas um vazio, um definhar até ao último esguichozinho fininho, já apenas com umas últimas gotículas onde nem a linguagem fica de pé, um vazio sem escolta e sem alarido pela morte, um nada, um vazio, um silêncio sepulcral que nem medonho é, um nadinhazinho que coitadinho ficou calado para sempre.





(texto do autor do video aqui colocado mais abaixo)
"Hoje houve concerto da Orquestra do 1º e 2º grau do Conservatório (crianças com 10 e 11 anos), muito bem dirigida pelo maestro Ricardo Mateus. No final tocaram uma peça que, segundo o maestro, é o que fazem enquanto esperam pelo professor. O que se ouve não está a ser dirigido. Alunos assim merecem, no mínimo, uma Escola" - Paulo Oliveira.


Os meu sincero bem haja a quem por aqui passar, mesmo que não assine as petições aqui contidas (embora gostasse muito que o fizessem), pois quem nos trata como lixo não lê este blogue certamente. 






Deixo novamente ligações para ambas as petições que existem ''online''
Petição Pública  // Petition Avaaz





























Votos de um excelente Domingo, a todos.











No comments:

Post a Comment