Friday 8 October 2010

Programa 'Na Outra Margem' - transmitido há dois dias sobre Jorge Peixinho e o Simpósio Internacional (sobre o compositor) que hoje teve início na Culturgest

Hoje, no dia em que começou o 'Simpósio Internacional: Jorge Peixinho - Mémoires… Miroirs' reparei que já estava disponível o Podcast do programa transmitido na passada Quarta-feira pelas 18H00.

É mais uma vez um excelente programa de Manuela Paraíso, com entrevistas a Mário Vieira de Carvalho, Cristina Teixeira, Paulo de Assis, e Francisco Monteiro na Rádio Europa, falando sobre Jorge Peixinho e sobre o Simpósio que hoje começou
Simpósio Internacional: Jorge Peixinho - Mémoires… Miroirs.

Deixo vos aqui os dois 'Podcasts' onde podem ouvir o programa, assim como um LINK directo para o "Na Outra Margem", de Manuela Paraíso.








Sobre o Simpósio, que está a decorrer na CULTURGEST, só comentarei depois de ele terminar, depois do concerto do
Grupo de Múcica Contemporânea de Lisboa, que ira interpretar cinco obras do compositor. Para ver o programa deste Concerto, marcado para as 21 horas de Sábado, na Culturgest (amanhã, dia 9 de Outubro),
deixo um LINK directo Programa para o Concerto de Encerramento


Como já afirmei ontem, noutro local:
Nunca se deve esquecer quem ajuda engrandecer um país, mesmo que esse, o país, não se tenha apercebido disso...
(altura em que me referia também a uma uma
'pequena homenagem'.. que fiz a um grande... grande não, enorme génio, no início 2007, para matar saudades de um amigo de quem eu, e muitos, têm saudade - Jorge Peixinho. )

E como não estaria correcto, a meu ver, falar dele sem que houvesse aqui um exemplo da sua vastíssima obra, deixo-vos a peça "Políptico".

3 comments:

  1. Pois é com uma mistura de sentimentos que escrevo o seguinte comentário.
    Já imaginava a forte probabilidade de sentir revolta em relação ao número de pessoas presentes no referido simpósio, e portanto não me surpreendi..
    No entanto, não deixarei de salientar o amargo que senti ao reparar nesse fraco número de pessoas e entidades representadas, para falarem sobre a pessoa e a obra.. Digo isto apesar de ter apreciado o esforço dos que foram, e organizaram este simpósio.

    Mas ele merecia, e merece, muito, mas muito mais, e todos nós o sabemos.

    Não há vergonha neste país ao lidar assim com os seus grandes autores que tanto fizeram/fazem por ele, e há muito tempo que é assim.. Contudo, isto não quer dizer que se continue neste disparate de auto-mutilação cultural..

    Agradeço, pela parte que me toca, o que foi sobre alertado e falado sobre o seu trabalho.., e sim, agradeço comovidamente o concerto de encerramento a que assisti do GMCL Fizeram-me sentir a "presença".. e emocionou-me muito por isso.


    Cada vez mais será difícil desvendar o homem e sua obra à medida que o tempo corre.. à medida que vão desaparecendo pessoas..

    (as queridas tias, os amigos e colegas, alunos.. enfim, os que com ele privaram directamente)

    pois quem conhecia pessoalmente Jorge Peixinho sabe bem como por trás da sua presença afável, frequentemente doce, e algo distraído (pelo menos na aparência) respirava uma mente de dimensão, habilidade e caráter muitíssimo fora do comum..

    O tempo, entidade que não pára nem espera por ninguém, urge..

    ReplyDelete
  2. - sobre o assunto transcrição e acesso às obras de Jorge Peixinho, para se tocar, e/ou estudar as mesmas..

    Quando conseguir perceber um pouco mais sobre os dados concretos, os problemas na edição da obra, incluindo obras memoráveis e nunca mais tocadas (incompreensivelmente..., obras inclusivamente premiadas.. ),
    hei-de escrever mais.
    De momento vem-me à mente "Eurídice Re-amada", e de como gostaria tanto poder ouvir o "Concerto Grosso para Amulador e Orchestra", entre muitas... enfim..

    ReplyDelete
  3. * Amolador (peço desculpa pela gralha)

    ReplyDelete