Tuesday 5 February 2008

Hello - this shall soon be written in English - "FIM DO CONSERVATÓRIO NACIONAL"

This is a message regarding the possible (and probable)
closing of an age old institution, a school founded by João Domingos Bomtempo, that has been part of the educational process of many magical, talented, wonderful musicians and composers - "Conservatório Nacional" - The National Conservatory
(among which are: Jorge Peixinho, Guilhermina Suggia, Constança Capdeville, Isabel Soveral, Maria João Pires, Fernando Lopes Graça, Eurico Carrapatoso, António Pinho Vargas, Sara Braga Simões, Luís de Freitas Branco, Vianna da Motta, Ivo Cruz (Maestro) ... Gerardo Ribeiro, Olga Prats, Emídio Coutinho, Mário Laginha, etc. - this is just to name a small few)


I shall soon translate the email sent and mentioned below...

thank you -
___________________________________________________

resumo do passado desta escola - clicar aqui

RECEBI ISTO POR EMAIL:



"AGORA QUEREM ACABAR COM O CONSERVATÓRIO NACIONAL.

Já se suspeitava, mas agora é público: o Ministério da Educação quer mesmo acabar com a Escola de Música do Conservatório Nacional.

Se depender do Governo, a instituição de quase 180 anos, que já nos deu Maria João Pires, Bernardo Sassetti e tantos outros, tem os dias contados.

Já não se trata de destruí-la devagarinho, como até aqui - deixando-a cair aos bocados, com o órgão do século 18 a deteriorar-se ou o Salão Nobre quase a ruir sobre a plateia.

Desta vez, a Ministra quer fazer o serviço duma só vez. Com três golpes tão rápidos e certeiros que, espera ela, ninguém vai sequer perceber o que se passa.

O primeiro golpe é acabar com os Cursos de Iniciação. Crianças dos 6 aos 9 anos de idade vão deixar de ter acesso às 6 horas semanais de instrumento, orquestra, formação musical, coro e expressão dramática hoje ministradas pelo Conservatório.

O segundo golpe é matar o Ensino Articulado. Adolescentes com talento musical já não poderão articular a formação artística de alto nível do Conservatório com a frequência das outras matérias da sua escola habitual. Quem quiser ser músico, a partir de agora, tem que decidir professionalizar-se aos 10 anos de idade - sem poder voltar atrás.

Por fim, o golpe de misericórida é dar cabo do Ensino Supletivo - o regime que tem formado, ao longo dos anos, a maior parte dos músicos portugueses. De Alfredo Keil a Pedro Abrunhosa, passando por centenas e centenas de outros.

Sem músicos, sem público educado para a música, já se vê o que a Ministra pretende: reduzir-nos ao silêncio.

Mas você não vai aceitar, pois não?

No dia 11 de Fevereiro, o Conservatório será visitado pela comissão nomeada pelo Ministério para aplicar estes 3 golpes ao ensino da música. Querem fazê-lo à boa moda deste Ministério: rápida e discretamente, como um facto consumado.

Contamos consigo para recebê-los com música. E com muito barulho.

Segunda feira, dia 11 de Fevereiro, às 10 de manhã, junte-se ao Coro de Protestos do Conservatório Nacional. Se é músico, traga o seu instrumento. Se é pai de aluno, traga os seus filhos (sabemos que o dia é mau e a hora incómoda, mas ficar sem o Conservatório seria ainda pior). Se é um simples amante da música, traga a sua voz.

Vamos gritar tão afinados que até a Ministra, que faz o género surda, vai ter que ouvir.

Passe esta mensagem adiante. Dê um lamiré aos amigos, aos outros pais de alunos, àquele primo jornalista, aos colegas de orquestra ou da banda. E não falte. Vamos salvar enquanto é tempo a Escola de Música do Conservatório Nacional."

No comments:

Post a Comment